O nome serigrafia tem origem grega e é resultado da junção de seri (seda) e grafia (escrever ou desenhar). Apelidada popularmente de silk-screen, a serigrafia é uma técnica usada para imprimir em tecidos e objetos comuns, que estão presentes no nosso dia-a-dia, como camisetas, adesivos, chaveiros, canetas, peças de arte, sinalização de ruas, tecidos comerciais, quadros, entre muitos outros.
Com baixo custo de produção, a serigrafia pode ser feita em casa, de um maneira simplificada e em diversos tipo de materiais, superfícies, espessuras ou tamanhos. Em oficinas com grandes demandas, a técnica é mais aprimorada.
O processo de impressão é feito em uma tela (matriz serigráfica) previamente preparada na qual o tecido, normalmente seda ou nylon, é colocado num bastidor (quadro), que pode ser de madeira, aço ou alumínio. Nesse bastidor ocorre o vazamento da tinta pela pressão de um rodo ou puxador para o tecido e a impressão é finalizada.
Tecnicamente falando, o processo acontece por meio de fotossensibilidade. Sendo a matriz preparada com um produto químico fotossensível e esticada em um bastidor, posteriormente é colocada sobre um fotolito (pedra ou placa de metal fotolitografia para impressão ou para gravação de matriz) numa mesa de luz.
A tinta passa pelas tramas do tecido, nos locais onde fica vazado na tela, indica os pontos escuros. Já os pontos claros, são impermeabilizados por meio do endurecimento da emulsão fotossensível exposta à luz. Nessas impressões as cores correspondem a matrizes diferentes, o que aumenta a densidade de cor, textura e saturação.
Atualmente, os equipamentos e suprimentos serigráficos são mais modernos, o que permite impressões de com maior exatidão em relação à matriz, porém, as características podem variar de acordo com alguns fatores, como a densidade da tela, dos equipamento, da mão-de-obra, e da qualidade do original que será reproduzido.
Em relação à secagem, depois de 1h a 2h já é possível manusear a peça, mas secagem definitiva acontece geralmente em 24h e pode ser feita por métodos naturais em ambientes com muita ventilação ou por meios mecânicos.
Cada cor corresponde a matrizes diferentes, o que interfere na densidade, textura e saturação da impressão. O tipo de tinta também pode afetar bastante a qualidade do seu trabalho. Para te ajudar a escolher, separamos alguns tipos:
- Sintética: é uma tinta durável e com preço acessível, entretanto, possui uma secagem lenta;
- Epóxi: é uma tinta a base de resina ou epóxi solúvel. A secagem ocorre devido à reação química entre a tinta e o catalisador;
- Vinílica: esta tinta tem uma secagem rápida graças a evaporação do solvente;
- Poliamídica: tinta usada na impressão de sacolas plásticas e faixas promocionais. Composição a base de resinas poliamídicas termoplásticas, solúveis em solventes.