5/5

Panfleto, flyer ou folder?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
flyer mockup

Na hora de montar uma campanha de marketing, surge a pergunta sobre qual peça publicitária usar: o ideal seria um panfleto, um folder ou um flyer?

Esta é uma dúvida comum, afinal, com tantas opções no mercado publicitário, é normal que os clientes fiquem confusos diante das opções, tentando escolher aquela que desperdice seu tempo refazendo o trabalho de marketing.

Antes de tudo, para tomar a decisão correta, é preciso conhecer as especificidades de cada um dos produtos, a saber:

Panfleto

A palavra panfleto, em latim, “pamphilus”, originalmente se referia aos poemas de amor que circulavam na Europa medieval. Com a invenção da imprensa, o panfleto era distribuído em grandes quantidades e os textos eram curtos, e normalmente as temáticas usadas naquela época giravam em torno de temas religiosos ou políticos.

Normalmente produzido a partir de 5 páginas e em brochura, o panfleto é muito usado para informativos não periódicos e conteúdos mais longos como catálogo de produtos e serviços, informações sobre empreendimentos imobiliários, lista de produtos contendo especificação técnica, etc.

As peças são simples, impressas em grandes quantidades e normalmente custam pouco. Além disso, como são produzidos de forma rápida, rapidez e clareza de produção e impressão. Sua divulgação em massa é imediata e quase nada personalizada.

Flyer

Flyer, em inglês, significa “voador” e desde seu nascimento recebeu esse nome por causa da sua velocidade de distribuição. Para muitas pessoas, o flyer é uma “evolução” dos panfletos e foi criado para atender a grande demanda dos centros urbanos.

O flyer é usado para conteúdos mais leves que precisam apenas uma página para transmitir toda a informação importante para o consumidor, seja em campanhas promocionais, de venda de um produto ou serviço específico, ou campanhas de imagem, por exemplo.

Com o desenvolvimento cada vez mais veloz das empresas, o flyer satisfaz aos anseios de um público ávido por qualidade e acabamento, sem deixar de frisar a urgência de entrega.

Folder

Se o material que você pretende produzir não é tão complexo quanto o panfleto nem tão simples quanto o flyer, o formato ideal para você provavelmente é o folder, que nada mais é do que um flyer com dobras.

A existência de dobras permite organizar as informações em sessões, e, assim a abordagem de assuntos de média complexidade, como a agenda informativa de um evento ou a descrição dos objetivos institucionais de uma empresa, para dar alguns exemplos. Em geral, o folder é uma peça mais esmerada que o panfleto ou o flyer, e exige um investimento maior, possibilitando uma criação mais aprimorada.

Em todos os casos, e independente da sua escolha, o importante é pesquisar bastante e manter o objetivo daquela peça sempre em mente. Além disso, discutir detalhes como o tipo de papel ideal para o seu projeto também são essenciais para que seu cliente receba a informação da melhor forma possível.

Agora ficou fácil entender a diferença entre um panfleto, um flyer e um folder não é mesmo? Então mãos à obra!

Deixe um comentário

Solicite um orçamento