Sangria, área de corte, margem de segurança e impressão
Quando se produz um documento espera-se que seja impresso exatamente como está na tela do computador, certo? Nem sempre isso acontece.
Durante a produção de seu arquivo recomenda-se usar duas margens, uma interna e outra externa que variam de 3 à 5 mm. A de “dentro” é usada para delimitar o texto, já a de “fora” é usada para cortar a arte, por isso é necessário observar até onde a peça gráfica se estende. Sangria é um elemento utilizado para delimitar até onde poderá ir sem ser cortada depois.
Esta é a garantia de que mesmo havendo variação no corte, sua arte não será comprometida. Além disso, você deve ficar atento ao preparar seus arquivos digitais para impressão, pois isso certamente ajuda a minimizar erros, reduz prazos e diminui os custos de execução do trabalho.
Também ajuda na hora de executar o trabalho, incluir programas de versão compatíveis com os arquivos das fontes e imagens do documento.
Ao enviar o arquivo para pré-impressão, lembre-se:
- Envie apenas arquivos, fontes e imagens relacionadas ao que será impresso;
- Encaminhe provas de layout ou boneco;
- Etiquete os CDs, Zips, mídias que serão enviados com o nome da empresa e do trabalho;
- Adicione as sangrias necessárias com 3mm e 5mm (caso seja um livro ou uma revista);
- Construa documentos com páginas de tamanho igual, e assinale o tamanho final do trabalho, incluindo a sangria;
- Apague todas as páginas desnecessárias;
- Inclua todas as fontes utilizadas nos arquivos enviados em uma única pasta;
- Converta todas as imagens RGB para CMYK; (padrão de cor Red, Green, Blue utilizadas para compor as imagens no computador e Cyan, Magenta, Yellow, Black, usado para produção de materiais impressos);
- Os arquivos EPS ou PDF devem estar no espaço de cor CMYK e com imagens na resolução correta;
- Verifique se o texto está realmente em uma ou duas cores, e não definido com como quatro cores.
- Verifique se todas as imagens utilizadas e anexadas estão em alta resolução, iguais ou maiores do que 260 dpi em tamanho;
- O arquivo PDF deverá ser gerado através de um arquivo postscript (linguagem gráfica de alta qualidade e de controle único, que pode ser utilizada em qualquer marca e modelo de impressora);
- Inclua todas as imagens TIFF e/ou EPS (formatos de imagens, como JPEG, mas com características específicas) utilizadas nos arquivos.
Ainda tem dúvidas sobre margem de segurança, área de corte e sangria de documentos? Estamos à disposição para ajudar você.
Se quiser saber mais sobre o universo gráfico, leia nosso último texto sobre cores especiais.