5/5

Tipos de papéis e gramaturas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Nem sempre é fácil escolher o papel ideal para imprimir seu trabalho da faculdade, projeto da empresa ou qualquer outra impressão gráfica.

Além da escolha do tipo de papel, é importante saber qual a melhor gramatura para imprimir o seu material, pois quanto maior for a gramatura, mais grossa é a folha.

Para dirimir todas essas dúvidas, montamos uma breve explicação sobre as variedades que existe dos papéis e gramaturas para ajudar você no momento em que fizer seus pedidos. Vamos lá!

Papel Offset

O papel offset é um dos mais usados e produzido em larga escala devido ao seu baixo custo de produção. Ele lembra o papel sulfite, porém, tem uma qualidade superior. É muito usado para produção de papel timbrado, receituário, miolo de livros e revistas em geral, folhetos e bloco de notas.

Gramatura de 56 a 120 gramas.

Papel Jornal

O papel jornal possui características parecidas com as do offset, entretanto, ele é mais fino e “sujo”, com muitas fibras soltas. Geralmente de cor parda, com baixo grau de colagem e aspereza, são usados na confecção de notas fiscais, jornais e panfletos.

Gramatura de 50 a 70 gramas.

Papel Couchê

O papel couchê é um dos tipos de papel de maior qualidade, pois tem camadas vedantes nos lados, o que o torna mais resistente e aparentemente mais fino. É usado em revistas, capas, cartões de visita, panfletos, e outros.

Gramatura de 63 a 350 gramas.

Papel Supremo

Papel supremo é um intermediário, entre o offset e o couchê. Semi brilho e com uma boa resistência, possui frente e verso branco. É usado na confecção de cartões de visita, embalagens, imãs, calendários, postais e outros.

Gramatura de 250 a 300 gramas.

Papel reciclato

O papel reciclato é uma opção mais ecológica de papel, pois é feito através de aparas de papel branco usado. É bastante utilizado para a confecção de cartões de visita, bloco de anotações, cadernos, papel timbrado e agendas.

Gramatura de 90 à 240 gramas.

Papel Sulfite

O papel sulfite é um dos modelos mais simples de papel que existem no mercado, e um dos mais baratos e versáteis. Um coringa na gráfica. É usado em panfletos simples, notas fiscais, papéis timbrados, blocos de notas, recibos e receituários.

Gramatura de 75, 90, 120, e 150 gramas.

Papel Duplex

O papel duplex, também conhecido como papelão, é composto por duas camadas, uma camada de cartonado branco de um lado e outra de kraft (mix de fibras de celulose curtas e longas) do outro. É muito usado na confecção de calendários de parede, sacolas, caixas e embalagens.

Gramatura de 250 e 300 gramas.

Isso não é tudo, mas pode te ajudar a ter uma noção melhor do tipo correto de papel. Se você gostou do texto, mas ainda tem dúvidas, deixe seu comentário.

Deixe um comentário

Solicite um orçamento