A laminação é um enobrecimento do material impresso, que consiste basicamente de um acabamento realizado pela aplicação de uma película plástica sobre o substrato, o que dá maior resistência ao objeto, protegendo-o do tempo e mal uso. É muito semelhante à plastificação, mas com uma película plástica menos grosseira e com acabamentos minuciosos, podendo ser fosca ou brilhante.
Ambos os tipos de laminação, apesar de diferentes, são capazes de diferenciar a identidade visual de um produto, atraindo a atenção visual e tática do receptor. Por isso, são comuns principalmente em produtos promocionais ou de apresentação empresarial, como cartões de visita, folders, cartazes, impressos com dobras e artigos de papelaria personalizados.
Veja a seguir as principais diferenças entre a laminação fosca e a laminação brilho, e saiba como usar da melhor maneira cada uma delas.
Laminação Fosca
A laminação fosca consiste na aplicação de uma película plástica, que dá um toque de elegância e sofisticação ao objeto, ao mesmo tempo que protege de arranhões e manchas de dedo.
Em vista disso, é uma boa opção para usar em toda a superfície da peça, principalmente quando tiverem fundos chapados, e com poucos detalhes, dessa forma o efeito opaco da laminação fosca proporciona sobriedade a identidade visual do material. É comum também aplicar esse tipo de laminação em materiais com falhas de impressão, ou em impressos com dobras, pois sua textura esconde os defeitos.
Laminação Brilho
A laminação brilho proporciona uma estética específica ao material, bem distinta da laminação fosca, nesse caso, informações e imagens mais nítidas e cores mais vívidas. Contudo, sua desvantagem principal é que áreas com laminação brilhosa são manchadas por contato, ou seja, ficam com marcas de dedos facilmente.
Com o tempo esse tipo de acabamento sofre mais desgastes e arranhões que a laminação fosca, o que acaba diminuindo a vida útil do objeto. Além disso, impressos com laminação brilho exibem mais os defeitos de impressão, por isso, recomenda-se usar essa técnica apenas para realçar detalhes da peça, como logos e informações especiais.
Como é aplicada a laminação no substrato?
Atualmente, existem diversas técnicas para aplicar a laminação sobre o substrato (suporte que recebe a impressão). Dentre essas, duas se destacam: uma envolvendo calor e outra não. No caso da laminação aplicada a quente, o processo ocorre por meio de uma termolaminadora, que fixa a película plástica ao material por meio da pressão realizadas por bobinas e o calor.
Na laminação a frio, é preciso que o material que será laminado já tenha uma camada de adesivo, como o Contact transparente. Como o processo não envolve o uso de calor, pode ser feito a mão, o que faz dele uma boa alternativa para pequenas produções ou produtos artesanais.